Sobre o Tópicos de Saúde

O site Tópicos de Saúde é um blog com conteúdo sobre medicina e saúde escrito para leigos.

O Tópicos de Saúde não se propõe a ser uma fonte científica, embora seja escrito por profissional de saúde com base na literatura especializada, nacional e estrangeira.

Por ser voltado para leigos, os termos utilizados serão os de maior facilidade de compreensão, ou seja, termos não científicos e populares serão utilizados sem, no entanto, faltar com a fidelidade ao sentido científico do objeto ou assunto

Dentre as fontes, serão utilizadas diretrizes das Sociedades de Especialidades Médicas do Brasil, Guidelines de órgãos internacionais e literatura médica consagrada como os livros Harrison’s Principles of Internal Medicine e Cecil Textbook of Medicine, dentre outros, além de sites de instituições reconhecidamente confiáveis.

O blog Tópicos de Saúde por ter o objetivo de ser fonte de consulta não científica, não pode ser responsável legal pela utilização das informações publicadas.

O conteúdo apresentado é disposto somente como orientação geral, devendo um profissional da área sempre ser consultado pela pessoa interessada para que medidas adequadas sejam tomadas caso a caso.

As informações publicadas aqui não substituem a consulta do médico ou qualquer profissional de saúde, seja nutricionista, fisioterapeuta, educador físico ou outro.

Diagnóstico e tratamento devem ser instituídos pelo médico assistente do paciente ou o profissional indicado e não por qualquer fonte da internet por mais respeitada que seja.

Neste blog não há colaboração da indústria farmacêutica ou com qualquer outra instituição que tenha conflito de interesses.

Autorizo a reprodução dos textos, desde que o texto não seja alterado e que haja indicação desta fonte com o respectivo link para a página original.

A autora é médica e declara não ter qualquer conflito de interesses.