Diversos sinais e sintomas são percebidos ao longo do dia: alguns podem não atrapalhar, mas outros podem impossibilitar a mulher de ter um dia produtivo e tranquilo.
Os próprios sintomas precoces da gravidez podem ser notados como situações extremamente incômodas, como os enjoos matinais.
A diferença entre uma dor ou desconforto aceitável e problema sério pode ser somente definida pelo médico.
Para complicar ainda mais, alguns sintomas podem ser mais ou menos urgentes, dependendo do histórico de saúde da gestante e da idade da gestação.
Aprenda a contar as semanas da gravidez.
Mas é possível tentar distinguir algumas situações até que o médico seja procurado.
Sinais e sintomas que nuca devem ser ignorados:
Antes de chegar a 37 semanas:
1 – Pressão pélvica (sensação de que o bebê está empurrando para baixo), dor lombar (especialmente se for um problema novo), sensação de cólicas menstruais ou dor abdominal, ou mais de quatro contrações em uma hora.
2 – Aumento no corrimento vaginal ou uma mudança no tipo de corrimento – se ele se tornar aguado, semelhante a muco – ou sangrento (mesmo que seja apenas rosa ou tingido de sangue).
Em qualquer fase da gestação:
3 – O bebê passar a se mover ou chutar menos que o normal
4 – Dor abdominal intensa ou persistente
5 – Sangramento vaginal ou secreção aquosa
6 – Dor ou ardor ao urinar ou pouca ou nenhuma micção. Leia sobre cistite.
7 – Vômitos severos ou persistentes, ou qualquer vômito acompanhado de dor ou febre
8 – Calafrios ou febre de 38°C ou superior
9 – Visão turva ou dupla, ou ver manchas
10 – Dor de cabeça intensa ou persistente, ou qualquer dor de cabeça acompanhada por visão turva, fala arrastada ou dormência
11 – Qualquer inchaço no rosto ou inchaço ao redor dos olhos; qualquer coisa além de inchaço leve nos dedos ou mãos, ou inchaço grave ou repentino nas pernas, pés ou tornozelos, ou um rápido ganho de peso (mais de 4 quilos em uma semana)
12 – Dor severa ou persistente na perna ou na panturrilha que não alivia quando flexiona o tornozelo e aponta os dedos dos pés em direção ao nariz, ou uma perna significativamente mais inchada do que a outra.
13 – Trauma abdominal
14 – Desmaios, tontura frequente, taquicardia ou palpitações
15 – Dificuldade em respirar, tosse com sangue ou dor no peito
16 – Constipação grave acompanhada de dor abdominal ou diarreia grave que dura mais de 24 horas
17 – Coceira intensa sem erupção na pele
18 – Qualquer problema de saúde que a pessoa normalmente procuraria um médico, mesmo que não esteja relacionado à gravidez (como piora da asma ou um resfriado que piora em vez de melhorar)
Mesmo que a pessoa não veja seu sintoma na lista acima, deve confiar em seus instintos e ligar para seu médico sempre que tiver alguma preocupação com sua gravidez.
A ida ao médico nunca é em vão: se houver algum problema, vai receber ajuda imediatamente. Se nada estiver errado, será orientada.
Saiba mais e não tenha medo de ter relações sexuais durante a gravidez.